Eusébio Cesar De Bastiani Presidente do Centro Empresarial Gestões 2002/2003 e 2004/2005


Nesta semana, Eusébio Cesar De Bastiani que foi presidente do Centro Empresarial por duas gestões, de 2002 a 2005 concede entrevista. Com formação em Administração de Empresas e Contabilidade, ele diz que o bom empreendedor sabe dosar planejamento com ousadia. Saiba mais sobre o ex-presidente da entidade e diretor administrativo e financeiro da Concretos Florense.

 

CENTRO EMPRESARIAL: Como foi para o senhor liderar o Centro Empresarial?

EUSÉBIO CESAR DE BASTIANI: O grande desafio foi manter a respeitabilidade adquirida pelo CE com órgãos públicos, entidades empresariais regionais e estaduais e instituições de ensino da região. E, também,  manter os sócios que já tínhamos, terminamos o mandato dobrando o número de sócios. Trabalhamos arduamente também para viabilizar a Escola de Gastronomia, parceria entre o CE, UCS, ICIF e PM de Flores da Cunha.

 

CE: Como o senhor avalia o amadurecimento da entidade?

ECD: O Centro Empresarial é uma entidade adulta, consolidada, respeitada e admirada na região e no estado por sua postura e pujança.

 

CE: Entre as ações feitas pela Entidade nestes 22 anos, qual o senhor considera a mais significativa?

ECD: Considero muito importante o crescimento do número de associados, a participação efetiva dos empresários nas atividades do CE, mas principalmente a representatividade conquistada ao longo dos anos.

 

CE: Para ser um empresário de sucesso é preciso correr riscos ou basta planejar bem?

ECD: O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento de longo prazo, porém, correr riscos é importante para o crescimento do negócio. Muitos dos grandes empresários cresceram correndo riscos, sendo arrojados em suas ações, mas nunca deixaram de lado o planejamento. O importante é dosar planejamento com ousadia.

 

CE: O que fazer para ser um profissional realizado e reconhecido?

ECD: Competência profissional, conhecimento do que se está propondo e ética nas relações. O reconhecimento é conseqüência.

 

 

CE: O que um líder deve fazer para que sua equipe seja eficaz na entrega de resultados?

ECD: Equipamentos e instalações qualquer organização consegue. O grande diferencial das organizações são as pessoas. O gestor que conseguir manter uma equipe qualificada e motivada sempre estará na vanguarda. Os resultados, com certeza, virão.

 

CE: Qual é a qualidade que melhor serve ao propósito de ser um gestor de sucesso?

ECD: Dinamismo.

CE: O senhor concorda com especialistas que dizem que as empresas devem liberar o acesso a redes sociais durante o trabalho?

ECD: Partindo do principio que a rede seja utilizada como ferramenta, sim.

 

CE: O senhor acredita que, mesmo pessoas muito bem sucedidas devam buscar autoconhecimento? O senhor procura?

ECD: O autoconhecimento é importante para a felicidade. Tento buscá-lo.

 

Último livro que leu: O cemitério de Praga – Umberto Eco

Uma personalidade: Germano Rigotto

Viagem: Interior da Itália

Restaurante: Di Paolo

 




FILIADO A: