Universidade de Caxias do Sul e Centro Empresarial lançam curso de extensão voltado à inovação


    O Centro Empresarial de Flores da Cunha lança, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, mais um curso de extensão: Melhores Práticas de Inovação, Design e Tecnologia. O início está previsto para 5 de agosto de 2019, com encontros presenciais às segundas e terças-feiras, das 18h30min às 22h30min, no Casulo Espaço Criativo, na sede do CE.

    Com coordenação do professor Sidnei Alberto Fochesatto, o curso, de 120 horas, é voltado para profissionais diretamente envolvidos com a criação, melhoria e renovação de produtos/serviços, processos, mercados e modelos de negócio e tem como objetivo promover o desenvolvimento das empresas e de seus gestores por meio do conhecimento e de práticas de design, tecnologias de informação, gestão da inovação e internacionalização.

    O curso foi lançado na noite de inauguração do Casulo Espaço Criativo, ambiente projetado de forma a permitir a interatividade e que servirá como agente de transformação e mudança de mentalidade das visões e conhecimentos de cada frequentador.  “Quando temos bons parceiros, sempre somos surpreendidos positivamente, e foi assim que recebemos da UCS um curso inédito e especialmente desenvolvido para o CEFC na área de Inovação. Um curso focado na implantação de experiências inovadoras, indispensável para quem quer se diferenciar no mercado,'' pontua o presidente da entidade, Alessandro Cavagnolli.

    As inscrições podem ser feitas na entidade até 02 de agosto ou no site da UCS www.ucs.br.

 

Cronograma:

 

TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO

Tendências de Futuro: Comportamento, Mercado e Inovações Tecnológicas - 4h

Macrotendências de Futuro e as perspectivas do Empreendedorismo Inovador nas dimensões de negócios digitais, gestão da inovação corporativa e sua influência em processos de design e inovação. A construção de networking e conexões para a geração de valor para a inovação. Casos de Inovação em PME. Macrotendências de Futuro, Novas Tecnologias e Mudanças no Comportamento de Consumo. Cases de Startups do Setor. Construção de conhecimento com a turma sobre novas oportunidades

 

PRÁTICAS DE DESIGN

Design de Negócios - 8h

Conceitos, fundamentos e aplicações para a concepção de novos negócios na perspectiva do design. Aborda a aplicação do Business Model Canvas e de modelos de negócios baseados em Startups. Melhores práticas em Design de Negócios.

Inovação pelo Design - 8h

Conceitos e processos de Inovação pelo Design para a criação de valor aos grupos de interesse. Estuda cases e ações de design para o alcance de resultados significativos aos usuários. Melhores práticas de Inovação.

Epicentros de Inovação: onde inovar dentro da organização - 12h

Análise das diferentes estratégias de inovação (produto, processo, mercado, marca, serviço, entre outras) para reconfiguração do negócio. Melhores práticas de reposicionamento de inovação.

Métodos e Ferramentas para Empresas - 4h

Aborda diversos métodos e ferramentas para a promoção de Inovação pelo Design com enfoque na aplicação prática em projetos. Melhores práticas na aplicação de métodos e ferramentas.

 

PRÁTICAS DE TECNOLOGIA

Digitalização de Negócios - 4h

A digitalização nas MPE e ganhos de competitividade. Cases práticos em Digitalização (Negócios e Produtos) e soluções de startups. Como iniciar a digitalização.

Tecnologias do Mundo Digital - 8h

Análise e discussão de novas tecnologias específicas para ganhos de competitividade nos negócios (ex: Inteligência Artificial, Sensores, IoT).

IoT (Internet das Coisas) e BigData - 4h

Ferramentas de hardware para coleta de dados e software para visualização e análise de dados de sistemas da empresa e de redes sociais. Como utilizar dados e informações dos clientes para gerar oportunidades.

 

PRÁTICAS DE GESTÃO, MARKETING, OPERAÇÕES E FINANÇAS

Inovação e Mudança em Empresas Familiares - 8h

De que forma empresas de controle familiar lidam com a inovação. Estratégias para promover inovação em cultura de empresas familiares. Cases Práticos.

Inovação e Marketing Digital - 4h

Estratégias e aplicações para inserção da empresa em canais digitais de promoção e venda. Cases práticos.

Inovação e Estratégias em Vendas, Preço e Relacionamento - 12h

Estratégias e aplicações de empresas escaláveis para Vendas, Preço e Relacionamento. Predictable Revenue. Cases Práticos.

Inovação de Processos para a Produtividade dentro da Organização - 12h

Estratégias e aplicações para melhoria de processos para produtividade. Cases práticos.

Captação de Recursos para Inovação - 4h

Estratégias para captação de recursos para Inovação. Cases práticos.

 

PRÁTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Design Export - 8h

Estratégias e mecanismos de internacionalização de PME. Cases de melhores práticas.

International Supply-Chain - 12h

Estratégias e mecanismos de internacionalização de PME. Cases de melhores práticas.

 

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

Laboratório de Inovação: fase de desenvolvimento - 8h

Atualização e Comparativo do Diagnóstico, e Desenvolvimento de um Projeto de Inovação para a Empresa (Novo Produto, Novo Serviço, Novo Mercado, Novo Modelo de Negócio), com avaliação de ROI.

 

Investimento

  • Associados ao Centro Empresarial, acadêmicos e egressos da UCS: dez parcelas de R$ 380,91; nove parcelas de R$ 419,19; oito parcelas de R$ 467,08; sete parcelas de R$ 528,67; seis parcelas de R$ 610,84; cinco parcelas de R$ 725,91; quatro parcelas de R$ 898,59; três parcelas de R$ 1.186,44; duas parcelas de R$ 1.762,28 ou à vista por R$ 3.490,00.

 

  • Público em geral: dez parcelas de R$ 457,31; nove parcelas de R$ 503,27; oito parcelas de R$ 560,76; sete parcelas de R$ 634,71; seis parcelas de R$ 733,36; cinco parcelas de R$ 871,51; quatro parcelas de R$ 1.078,82; três parcelas de R$ 1.424,41; duas parcelas de R$ 2.115,74 ou à vista por R$ 4.190,00.

 




FILIADO A: