Lean Manufacturing: oito empresas participaram do projeto


    Oito empresas florenses de pequeno porte participaram do projeto de Implantação de Manufatura Enxuta, o chamado Lean Manufacturing, que se baseia em um sistema de aplicação de diversas ferramentas produtivas, entre elas o mapeamento de fluxo de valor, troca rápida de ferramentas e o 5S - para eliminar o que não agrega valor. O Lean ainda permite tornar as empresas mais rápidas e competitivas. Subsidiado em 80% pelo SEBRAE, os participantes tiveram 68 horas de consultoria nas suas empresas durante 18 meses, além de 16 oficinas.

    As empresas receberam metas a serem trabalhadas para que o sistema fosse implantado. A diretora industrial da Movelaria Toigo, Thaisa Toigo pontua as ações realizadas. “Duas das diversas ferramentas foram implantadas, a gestão visual e o 5S onde organizamos e etiquetamos os estoques e a IROG (Índice do Rendimento Operacional Global), eliminamos consideravelmente alguns desperdícios e aumentamos a eficiência”. Além disso, Thaisa afirmou que as oficinas foram proveitosas e as aulas dinâmicas, o que facilitou a compreensão.  Por fim ressaltou que as visitas dos consultores à empresa foram produtivas e assertivas.

    O intuito do projeto é consolidar a cultura de estrutura enxuta organizacional, com os objetivos de curto e longo prazo, com foco principalmente no processo de melhoria contínua com o propósito de redução de desperdícios e aumento de rentabilidade das organizações envolvidas. “O programa foi extremamente útil para nossa empresa, pois conseguimos analisar pontos que estavam em desacordo na organização e aplicamos diversas ferramentas para melhora considerável dos processos internos” complementa Natan Girardello, PCP na empresa Jopemar Tecnologia em Aço Inox.




FILIADO A: