Associados ao CE pagam valor especial no 4º Fórum Estadual de Economia Criativa


                O 4º Fórum Estadual de Economia Criativa é uma oportunidade para participar de workshops, palestras e reunião-almoço. O evento é uma promoção da Microempa, através do Grupo Setorial de Economia Criativa (GSEC). Destinado a profissionais criativos será no dia 27 de novembro, das 9h30min às 19 horas, na Fabbrica (Rua Nelson Dimas de Oliveira, 11), em Caxias do Sul. Os associados ao Centro Empresarial podem participar do encontro e pagar na inscrição o valor de R$ 150,00.

                Criado com o intuito de disseminar a economia criativa como geração de renda no Rio Grande do Sul, a 4ª edição vai promover o networking entre os empreendedores de negócios criativos, motivando o debate sobre como reinventar nos negócios por meio do capital humano: “Estamos vivendo um novo contexto econômico e social que nos exige cada vez mais criatividade. Uma das diretrizes da Economia Criativa á a valorização do capital humano, pois entendemos que é por meio dele que conseguiremos usar a criatividade, inovar nossos produtos e serviços, diferenciar-se no mercado e, ainda, reinventar nosso negócio”, afirma  Vanessa Kukul, coordenadora  do Grupo Setorial de Economia Criativa (GSEC).

                A 4º edição do Fórum inicia às 9h30min com credenciamento e o Workshop de Criatividade “Atuação Cinematográfica Como Ferramenta Estratégica Para O Profissional Do Futuro”.  O objetivo é explorar a dimensão do ser humano trabalhando a tríade - corpo, mente e alma - através de técnicas teatrais. Além disso, pretende-se expandir a capacidade de imaginação e de viver o momento presente, ativar as conexões emocionais, instintos e impulsos e desenvolver um novo olhar para as relações humanas. Já o “Workshop: Escape Game” é um jogo em que um grupo de pessoas fica trancado dentro de uma sala temática para desvendar alguns códigos, descobrir enigmas e desvendar mistérios com o intuito de melhorar o desempenho e desenvolvimento de equipes ou, até mesmo, encontrar novos líderes.

                A palestra “Economia Criativa e Gastronomia”, com o fundador da Charlie Brownie, Tiago Schmitz, abre o encontro. Formado em Comunicação Social, com pós-graduação em Marketing pela UFRGS, Tiago atuou 10 anos na área corporativa até investir em ser empreendedor e criar a Charlie Brownie, uma marca de Porto Alegre com duas lojas próprias, 36 pontos de revenda e milhares de fãs e seguidores nas redes sociais. Na palestra, ele vai falar sobre humanidades a partir do empreendedorismo junto a um breve storytelling do surgimento da marca de doces que vem crescendo com personalidade própria no mercado. Em seguida, o fundador da Ushtemp Fabiano Bladt apresenta o tema “Economia Criativa, Moda e Sustentabilidade”. A Usthemp Shoes é uma marca de calçados customizados que, desde 2011, atua no mercado de e-commerce de forma inovadora e com forte presença digital. Estrategista de marcas, formado em Administração pela Univates, com especialização em Branding, Marketing e Pesquisa e Psicologia de Consumo, na ESPM-RS, é também fundador da Falara Gestão de Marcas e também fundador e diretor da “Fora de Série: Customização e Produção On Demand”, ele comanda um bate-papo sobre como a customização, assim como a produção por demanda, está transformando o mercado e vai compartilhar insights práticos do case Usthemp Shoes.

                Após o Coffee Networking, inicia o “Painel Empreendedores Criativos” com a participação de André Flores, da Free Walking POA, de Eduardo Seelig Hommerding e Guilherme Massena, da Dobra, de Sergginho Branchi, do Centro de Beleza Sergginho Branchi, e de Simoni Schiavo, da Revista Afrodite. O empreendedor e Publicitário André Flores é fundador da Free Walk POA, um projeto voluntário que realiza caminhadas gratuitas por Porto Alegre, contando as histórias curiosas da cidade para quem quiser ouvir. O projeto já caminhou com mais de 10 mil pessoas de 50 países diferentes e hoje conta com 11 voluntários. O FWP já editou um livro por crowdfunding e foi escolhido como parte do programa Passaporte Verde da Unesco durante a Copa de 2014. Com curso em Liderança para Crescimento e Mudança na Universidade de Columbia (NY), atua como consultor e facilitador em workshops de empreendedorismo na área de arquitetura e indústria cervejeira. Já a dupla

                Eduardo Seelig Hommerding e Guilherme Massena, da Dobra, é apaixonada por empreendedorismo. Estudantes de futurismo e das revoluções pós-digitais, criaram a Dobra, uma marca de acessórios que vende experiência. Com um modelo de negócios aberto e com propósito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem, a Dobra já foi listada como case de sucesso pelo Facebook e Instagram e já espalhou mais de 70 mil produtos pelo Brasil. Sergginho Branchi, do Centro de Beleza Sergginho Branchi,  atua há mais de 30 anos, como referência em cortes, penteados e maquiagem na região da serra gaúcha e já recebeu prêmios como o Tesoura de Ouro, Troféu Laçador e como Empresa Destaque. Hoje, Sergginho se dedica a cursos, palestras e workshops por toda a região. A jornalista Simoni Schiavo, da Revista Afrodite, vai contar sobre a experiência de ter criado a primeira revista feminina da cidade. Formada pela Universidade de Caxias do Sul, em 1995, com especialização em Jornalismo, é idealizadora da revista Sala de Arquitetos e editora da Revista Afrodite. Ela também integra o Conselho da Empresária e é diretoria de Comunicação e Marketing da CIC.

                A Palestra Master “Revolução Criativa” será com Lucas Foster, que é especialista em Economia Criativa, diretor da Project Hub, idealizador e diretor do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial da Economia Criativa brasileira com a chancela do Ministério da Cultura. Lucas Foster é psicólogo especialista em liderança criativa e fundador da ProjectHub, primeira rede global para empreendedores da economia criativa estabelecida no Brasil. Segundo ele, a humanidade  está vivendo um profundo receio do futuro causado pelo esgotamento da era civilizatória, acompanhada por cinco grandes crises que tomaram o planeta e a civilização nos últimos 10 anos e é preciso preparar  tanto os negócios e quanto as comunidades para a revolução criativa: “Todo mundo diz que o mundo mudou, mas ninguém diz como fazer para mudar junto com ele e construir as bases para as próximas gerações”, destaca. Nessa palestra, a proposta é mostrar que existem caminhos para isso.

                O 4º Fórum Estadual da Economia Criativa é uma promoção da Microempa, através do Grupo Setorial de Economia Criativa (GSEC) e conta com apoio de marcas como Unimed, Eduardo Kersting e Estúdio Amarillo.

 

Programação completa

09h30min - Credenciamento

10h - Workshops de Criatividade

11h30min - Almoço

13h30min - Abertura

13h45min - Palestra Economia Criativa e Gastronomia com Tiago Schmitz Fundador da Charlie Brownie

14h45min - Palestra Economia Criativa, Moda e Sustentabilidade com Fabiano Bladt  Fundador da Ushtemp

15h45min - Coffee Networking

16h15min - Painel Empreendedores Criativos

André Flores - Free Walk POA

Eduardo Seelig Hommerding e Guilherme Massena - Dobra

Sergginho Branchi - Centro de Beleza Sergginho Branchi

Simoni Schiavo - Revista Afrodite

17h45min - Palestra Master - Lucas Foster - Especialista em Economia Criativa, Diretor da Project Hub, Idealizador e Diretor - Criativo do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial da Economia Criativa brasileira com a chancela do Ministério da Cultura

18h45min - Happy Hour

 

Serviço

Informações podem ser obtidas pelo site www.microempa.com.br ou pelo link: facebook.com/economiacriativamicroempa.

 

 

Lisiane Zago | Jornalista MTB 12.375
Assessoria de Imprensa
(54) 99905.7991

 




FILIADO A: