1º Workshop de capacitação para ecossistema de inovação será no dia 23 de outubro


Randon, Florense, Marcopolo e Soprano, com o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), estão trabalhando juntas em uma iniciativa inédita e concreta de compartilhamento de experiências e ampliação de conexões por meio da inovação.

Para contribuir com esse movimento serão disponibilizados para a comunidade quatro workshops com o objetivo de estimular o surgimento de startups ou para contribuir com aquelas que já estão se formando na região da Serra Gaúcha. Trata-se de uma ação de apoio ao desenvolvimento do ecossistema empreendedor local e regional. O Centro Empresarial de Flores da Cunha participa ativamente do projeto, colaborando com o desenvolvimento de estratégias. Durante os workshops, no formato de mentorias, que serão encabeçados pela ACE, empresa de investimento em startups e inovação corporativa, os empreendedores locais e regionais terão a oportunidade de se desenvolver em temas cruciais para o crescimento de suas empresas, como validação, crescimento e gestão. “Ao longo de seis anos, a ACE já ajudou mais de 220 startups com um sucesso bem acima da média do mercado. Levar este conhecimento e metodologia para uma região com o potencial da Serra Gaúcha certamente terá um papel muito importante no desenvolvimento da economia local”, afirma Victor Navarrete, head de Inovação da ACE Cortex, braço de inovação corporativa da ACE.

O primeiro encontro com as startups da região acontecerá no dia 23 de outubro, das 10h às 17h, na FSG Centro Universitário – Rua Marechal Floriano, 1229, bairro São Pelegrino, e terá como tema Validação e prototipação. Para participar, os empreendedores interessados devem se inscrever, de forma gratuita, pelo Sympla, no link https://www.sympla.com.br/capacitacao-deempreendedores---validacao-e-prototipacao__379323

 

Cronograma

Mentoria 1 - Validação e Prototipação O primeiro grande evento de mentoria da ACE será sobre a validação do negócio. Uma etapa extremamente importante e fundamental ao longo da jornada empreendedora para qualquer startup, onde são definidos os aspectos básicos para resolver um problema real e que vale a pena ser resolvido, identificar com clareza a persona atendida e ter uma ótima definição de segmentação, tamanho de mercado, jornada do consumidor, proposta de valor e aprofundamento no Job to be done. Por fim, compartilharemos as principais técnicas para tirar a ideia do papel de forma embasada por meio do MVP e prototipação com base na metodologia da ACE.

Mentoria 2 - Mundo Exponencial Para a segunda mentoria traremos os principais pensamentos que fazem do Vale do Silício a região mais inovadora do mundo e uma janela para o futuro. Traremos as melhores práticas que observamos ao acelerar mais de 220 startups nos últimos anos e conceitos aprofundados de Lean Startup para conseguir fazer as startups identificarem pontos de melhoria na execução do dia a dia. Por último, teremos um bate-papo com uma startup já acelerada da ACE para troca de experiências.

Mentoria 3 - Crescimento A terceira mentoria será focada em crescimento para ajudar os empreendedores irem mais longe focando em aspectos mercadológicos e até mesmo de métodos ágeis. Serão abordados temas como máquina de vendas, canais de aquisição, growth hackng, customer sucess, marketing digital, inbound e outbound, dentre outros. Teremos diversos cases práticos das startups que mais crescem em ritmo acelerado no Brasil.

Mentoria 4 - Gestão, pessoas e investimento A última mentoria será focada em contribuir em preparar a startup e os empreendedores para receberem investimento, passando pelo processo de traçar a visão da startup, trabalhar com rotinas e sistema de gestão por meio de métricas bem definidas e mensuradas, recrutamento e seleção de pessoas, relacionamento com investidores e jornada de fundraising. Serão abordados temas que auxiliem a startup demonstrar tração e preparar toda base para captar recursos e conseguir alavancar o negócio. Sobre ACE Cortex ACE Cortex é o braço de inovação corporativa da ACE, responsável por auxiliar gigantes como Banco BTG Pactual, Basf, Gol e Natura a inovarem de forma mais eficiente e se converterem em organizações exponenciais. Nascida com a experiência de quem inova há anos e já ajudou dezenas de grandes empresas, a ACE Cortex atua nas áreas de conexão com startups, cultura e mindset e transformação e agilidade.

 

Divulgação:

Adri Silva Agência de Conteúdo 

 




FILIADO A: