CE Jovem está à frente do Programa Miniempresa em Flores da Cunha


 

         O Centro Empresarial Jovem encabeça em Flores da Cunha, o programa Miniempresa, da Associação Junior Achievement, que tem o objetivo de despertar e desenvolver o empreendedorismo em adolescentes que cursam o segundo ano do Ensino Médio.  Alunos da Escola São Rafael aderiram ao projeto e se preparam para abertura de uma empresa.

       O Miniempresa está sendo desenvolvido em encontros semanais, com duração de três horas. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Fernando De Grandi e Leandro De Grandi, Lucas Bragagnolo e Virgínia Castellan de Salles, do CE Jovem, estão entre os profissionais voluntários, chamados advisers, das áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Produção que acompanham as atividades. Para estarem aptos ao trabalho de auxiliar os alunos, eles participaram de um treinamento com a empresa que coordena o programa, a Junior Achievement, na CIC Caxias. “Não interferimos na tomada de decisão, apenas orientamos suas escolhas”, explica a adviser e vice-presidente de Projetos do CE Jovem, Virgínia Castellan de Salles.

         Ela explica que durante o processo, os alunos fazem pesquisa de mercado para a escolha do produto, fabricam e pagam os salários, elaboram a estrutura organizacional da empresa, com a escolha de um presidente e diretores, desenvolvem a estratégia de comercialização de seus produtos, recolhem parte do faturamento como tributação simbólica, que é doada a uma instituição ao final do programa, e ainda apuram o lucro e compram ações.

       Após finalizarem, os alunos da Escola São Rafael e de outras 11 escolas de Caxias do Sul, apresentarão o projeto e comercializarão os produtos desenvolvidos em alguns pontos específicos já marcados. A CIC Caxias abriu espaço durante as Reuniões-Almoço dos dias 28 de abril e 5, 12 e 19 de maio para que os jovens possam mostrar a empresa e trocar ideias com os empresários no saguão do restaurante. Também haverá um almoço de confraternização aberto à comunidade, no dia 1º de junho, no Restaurante Tulipa, no Parque de Eventos da Festa da Uva. Dias depois, os miniempresários participam da tradicional Feira da Miniempresa, que ocorrerá no período de 10 a 15 de junho, no Shopping San Pelegrino. A formatura de encerramento será realizada no dia 5 de julho, às 19h, no UCS Teatro.

 




FILIADO A: