Recolhimento do óleo de cozinha usado


O projeto, com iniciativa do Rotary Club de Flores da Cunha, visa conscientizar a comunidade quanto ao destino correto do óleo de cozinha usado, já que o produto é altamente poluente ao meio ambiente. Se derramado na pia, além de danificar as instalações hidráulicas e provocar entupimento, cada litro é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. Segundo especialistas, o prejuízo não para por aí: jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras pela dona de casa provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema. Para descontaminar a água, o custo é alto, cerca de 20% do tratamento, além de causar danos no sistema de escoamento do esgoto.

O processo para reutilização do óleo de cozinha é simples: ao invés de jogar o produto no ralo da pia, no vaso sanitário ou na rede de esgoto, a população deve colocá-lo em uma garrafa PET e o depositar junto ao lixo seletivo. 

Por meio do programa de reciclagem promovido pelo Rotary Cub de Flores da Cunha, entidades - entre elas, o Centro Empresarial - e comunidade se unem em prol do meio ambiente para o recebimento do produto que será utilizado posteriormente para a produção de biodiesel.  Toda a receita será doada para a APAE de Flores da Cunha. A cada dois litros de óleo doados, um cupom para concorrer a diversos prêmios é entregue.




FILIADO A: