Flores da Cunha terá Feira Orgânica


A partir do dia 23 de setembro, os florenses contarão com uma feira de produtos orgânicos. A “Sexta Orgânica” centralizará a distribuição de orgânicos produzidos em Flores da Cunha e região e comercializados pela Ecopadua, todos com certificação por redes como a Ecovida e Ecocert, entre outras certificadoras.

  Criada em novembro de 2007 a Ecopadua era formada inicialmente por agricultores de Nova Pádua e hoje integra seis produtores do município vizinho e de Flores da Cunha. Além da produção própria, a Ecopadua oferecerá produtos de fornecedores de outras cidades do Estado, como Porto Alegre e Ipê, garantindo a diversidade de produtos.  Além de frutas e verduras, haverá a comercialização de arroz, feijão café, biscoito, geleia, refrigerante orgânico – entre outros itens.

   Para ser considerado orgânico, o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. Além disso, a agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção e busca o equilíbrio do ecossistema para resultar em plantas mais resistentes a pragas e doenças.

   A feira estará aberta todas as sextas-feiras das 15h às 19h e funcionará no mesmo local onde ocorre a Feira do Produtor, que comercializa hortifrutigranjeiros convencionais, na Rua Garibaldi, próximo ao Kaquitu's Jack Lanches. O local está recebendo melhoramentos para qualificar a infraestrutura das feiras. A feira do produto convencional ocorre nas quartas-feiras, das 13h às 18h e nos sábados, das 7h30min às 12h. 

(Texto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal)




FILIADO A: