Núcleo de Advogados solicita apoio do Poder Público para instalação da 2ª vara judicial no município


            O Núcleo de Advogados do Centro Empresarial se reuniu, na última semana, com os prefeitos de Flores da Cunha e Nova Pádua, Lídio Scortegagna e Ronaldo Boniatti, para solicitar apoio para a instalação da 2ª vara judicial no município. O assunto é recorrente, porém, com a votação para troca da gestão do TJ-RS, prevista para ocorrer no dia 04 de dezembro, se faz necessário uma nova investida. Tem-se notícias que tramita na Câmara dos Deputados um projeto para criação de mais cinco Varas no Estado. A Comarca do município que já está no topo da lista, como uma das mais deficientes do Estado, precisa unir esforços para reiterar a importância da solicitação.

            Conforme o coordenador do Núcleo, Fernando Foss, a 2ª Vara em Flores é extremamente importante, tendo em vista que há tramitando hoje em nossa Comarca mais de 14 mil processos, trazendo lentidão no andamento dos processos. “A demora na solução dos conflitos acaba gerando desgaste maior entre os litigantes elevando também os custos atrelados a um processo, sem falar na perpetuação da espera por um resultado final”, afirma.

            De acordo com Foss, a instalação facilitaria o acesso à Justiça, além da agilidade na tramitação dos processos, os quais beneficiaram os credores em ações de cobrança e execuções, tendo reflexos também na economia do Município.

           No encontro estavam presentes o coordenador do Núcleo, Fernando Foss, e os advogados Vitor Hugo Zenatto, Treissy Zin, Leila Rezende e Ramon Bornholdt dos Santos. Conforme o grupo ambos os prefeitos se demonstraram preocupados e cientes da situação da nossa Comarca e se comprometeram a auxiliar em tudo que for preciso, inclusive se dispondo a acompanhar uma comitiva que será formada com algumas lideranças locais, que se deslocará à Porto Alegre, objetivando visitar os novos gestores do Tribunal. A reunião no TJ-RS tem previsão para ocorrer em março de 2018, porém, dependerá também da agenda dos gestores.




FILIADO A: