Nelson Eggers fala sobre sucessão familiar e gestão da empresa Bebidas Fruki


        O diretor-presidente da Bebidas Fruki S.A., Nelson Eggers, palestrou nesta segunda-feira, dia 21, para mais de 100 pessoas, durante a 1ª Reunião-Almoço de 2018 realizada pelo Centro Empresarial de Flores da Cunha.

        O empresário falou sobre o case da empresa que comanda com a palestra "Fruki: gestão voltada para o futuro", enfatizando a evolução da empresa ao longo das gerações. Eggers ressaltou dois pontos importantes: a gestão de qualidade e a sucessão familiar.

        Além da diretoria da entidade, se fizeram presentes o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, o prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, associados à  entidade, empresários e imprensa. 

 

O diretor-presidente, Nelson Eggers, destacou em sua fala alguns preceitos escritos pelo filósofo, escritor, jornalista, professor e administrador de empresas, João Bosco Lodi, sobre empresa familiar. Confira!

 

  1. Nenhum membro da família deve ficar na empresa a não ser que queira trabalhar duro. Viver na empresa familiar exige um preço muito alto. O comportamento deve ser exemplar.
  2. Os familiares que entram na empresa devem ter potencial para acompanharem o crescimento da empresa. Poderão vir a ser diretores gerais e até presidentes.
  3. Os jovens da família devem fazer o seu aprendizado fora da empresa familiar.
  4. Os filhos devem ser educados para seguirem profissões liberais independente da empresa
  5. A relação de herdeiros lhes dá o direito de propriedade. Mas nenhum familiar tem direito à administração da empresa. Parente não tem direito de entrar na empresa. É necessários distinguir o direito de propriedade da função de gestão.
  6. O melhor familiar é aquele que não precisa da empresa para viver. O familiar problema é aquele que não pode viver fora da empresa.
  7. O familiar é chamado à empresa porque precisa dele e não o contrário.
  8. É melhor recusar emprego a um familiar do que demiti-lo depois que já entrou na firma. Em caso de dúvida não deixe entrar. É melhor endurecer hoje que criar precedentes.
  9. Familiar deve ser selecionado de preferência com base no desemprenho anterior. Familiar deve preencher requisitos e critérios previamente fixados.
  10. No caso de conflito de interesse a empresa tem prioridade sobre família. Razões de harmonia familiar não devem ser aceitas para admitir parentes sem qualificação profissional.
  11. A diretoria deve ter participações balanceada de familiares e não-familiares. A presença de profissionais não-familiares ajuda a eliminar a informalidade e sem-cerimônia que é regra geral familiar.
  12. A empresa familiar deve continuar sendo empresa familiar. Deve-se desenvolver familiares competentes para assegurar a continuidade e sucessão. É engano pensar que a melhor sucessão consiste no total afastamento da família. A profissionalização total é um mal necessário quando a família fracassou em oferecer alternativa familiar.  



FILIADO A: